terça-feira, 16 de agosto de 2011

Em São Paulo: Presidente da Câmara Eliseu Bayer participa de audiência no Palácio dos Bandeirantes para cobrar recursos para tratamento de esgoto

Uma comitiva composta pelos vereadores do PSDB, Eliseu Bayer Nogueira, Rodrigo Henrique Monteiro e Tufy Nicolau Jr juntamente com o prefeito Ernane Erbella (PMDB) e o vice João Monteiro (PSDB), esteve acompanhada do deputado Mauro Bragato (PSDB) na sede do governo do Estado de São Paulo cobrando recursos do Secretário de Planejamento, Emanuel Fernandes, para o início das obras da estação de tratamento de esgoto no município de Presidente Venceslau.
Os vereadores cobraram do secretário a liberação dos recursos através do Programa "Água Limpa”.
Atualmente, 100% do esgoto do município são coletados, porém, todo o resíduo é jogado in natura nos córregos.
O tratamento do esgoto urbano trará benefícios a curto, médio e longo prazo para a população e para o município.
“Com o esgoto tratado haverá, no decorrer dos próximos anos, um processo gradual de despoluição e o retorno da vida nos rios e córregos”, garante o prefeito.
Para Eliseu, presidente da Câmara, haverá um aumento em  potencial e econômico além da geração de empregos no município com o esgoto tratado.
“Na área econômica, o tratamento do esgoto será um fator essencial. A ausência deste expediente afasta qualquer possibilidade de instalação de médias e grandes empresas e indústrias, pelo fato de não poderem atender o que a legislação determina”, disse.
Outro fator positivo com a construção da lagoa de tratamento é que os cofres municipais deixarão de sofrer com as seguidas multas ambientais aplicadas pelo Ministério Público que somam R$ 5 mil ao dia.
O prefeito Ernane e os vereadores estão otimistas quanto a liberação do recurso e seu anúncio deverá ocorrer nesta sexta-feira quando o governador Geraldo Alckmin e todo seu secretariado estarão despachando diretamente de Presidente Prudente.