terça-feira, 9 de abril de 2013

Projeto do Vereador Eliseu Bayer para combater a Dengue através de Plantas Medicinais é aprovado pela Câmara


O Vereador Eliseu Bayer Nogueira (PSDB) apresentou na sessão ordinária da Câmara Municipal de Presidente Venceslau um Projeto de Lei que incentiva o cultivo de plantas critronela e crotalária no município como método natural de combater a dengue.
Segundo o Vereador, pesquisas confirmam que a planta crotalaria atrai insetos conhecido como libélulas que se alimenta do mosquito Aedes aegypti.

Além disso, as libélulas também colocam os ovos em água limpa e parada e suas larvas se alimentam de outros tipos de larvas, inclusive as do mosquito da dengue, eliminando os transmissores da doença.

“Além da larva da libélula se alimenta da larva do mosquito da dengue, a libélula adulta também se alimenta do mosquito adulto Aedes Aegypti, reduzindo a população do mosquito transmissor” afirmou o vereador Eliseu Bayer

O projeto prevê a distribuição de mudas de citronela e sementes da crotalária pelos agentes da Secretária Municipal de Saúde, concomitantemente às ações de visitas e mutirões de combate ao Aedes aegypti nas residências, comércio, etc.

O vereador Eliseu Bayer ainda inseriu um artigo em seu Projeto de Lei determinando que a Secretaria Municipal de Educação realize campanhas educativas nas escolas da rede municipal de ensino, informando sobre os benefícios da Critrolena e Crotalária como método natural de combate a dengue, bem como a distribuição de sementes da Crotálaria aos alunos, conscientizando sobre a nova forma de combater a dengue através do controle biológico.

O Projeto deixa a cargo do município o plantio da planta crotalária nos canteiros de avenidas, praças e demais áreas públicas da cidade.

“Existem casos de cidades, como por exemplo Sorriso no estado do Mato Grosso, que chegou ter 400 casos de dengue e uma morte, e com o plantio da planta crotalaria no município, o número de casos chegou a zero no mesmo período do ano seguinte” enfatizou o Vereador Eliseu Bayer

O vereador ainda informou que o custo para o município produzir a mudas e adquirir a semente é muito baixo e que o método natural realmente funciona muito bem, pois as libélulas são predadores naturais do mosquito Aedes Aegypt.

Bayer afirmou que além do Projeto de Lei apresentado na Câmara Municipal, estará lançando nesta terça-feira um site com uma campanha “Plante uma Crotalária e Diga não a Dengue com objetivo de contribuir através de seu mandato no combate a dengue. No site qualquer morador de Presidente Venceslau poderá se cadastrar para receber sementes grátis da crotalária em sua casa através de um serviço que será prestado pelo próprio vereador, incentivando o cultivo da planta no município. O site pode ser encontrado no endereço www.venceslaucontradengue.com.br

O vereador disse que vai entrar pesado na luta contra a dengue pretendendo fazer parcerias com empresários da cidade para adquirir as sementes de crotalária para plantio no município.

Ao usar a tribuna da Câmara nesta segunda-feira, o vereador Eliseu deixou claro que o uso da Crotalária não dispensa os cuidados de cada morador com o seu ambiente doméstico e do governo local com os espaços públicos, mas é uma ajuda importante e ambientalmente adequada. E além disso, nos fornece  a beleza das flores e das libélulas.

“Conversei com o Prefeito Jorge Duran e com a Secretária de Saúde Rosemeire Ibanez Chaloutzs sobre o Projeto, ambos afirmaram que vão aderir mais essa nova arma contra a dengue em Venceslau” afirmou o Vereador Eliseu Bayer.