quinta-feira, 15 de agosto de 2013

PROJETO DE LEI N. 009/2010 "Dispõe sobre denominação de via pública".

PROJETO DE LEI N. 009/2010
"Dispõe sobre denominação de via pública".

Autor: 
Vereador Eliseu Bayer Nogueira


A CÂMARA MUNICIPAL "MANOEL RAINHO" APROVA A SEGUINTE LEI:


Art. 1º Fica denominada "Rua Pastor Immanuel Scharf " a atual “Rua D”, do Empresarial Center.


Art. 2º Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Plenário "Joaquim Gorgulho" da Câmara Mu-nicipal "Manoel Rainho" de Presidente Venceslau, em 08 de fevereiro de 2010. -

ELISEU BAYER NOGUEIRA
Vereador

Em 08 de fevereiro de 2010.

Senhores Vereadores,


Formulamos o presente a fim de submeter à apreciação de Vossas Senhorias o incluso Projeto de Lei que "Dispõe sobre denominação de Via Pública", homenageando o Pastor IMMANUEL SCHARF, conforme Curriculum Vitae em anexo.

Contando com a compreensão e a acolhida dos nobres pares, antecipamos os melhores agradecimentos, firmando-nos mui,

Atenciosamente.

ELISEU BAYER NOGUEIRA
Vereador

CURRÍCULO: PASTOR IMMANUEL SCHARF
Immanuel Scharf: nasceu no dia 28 de Novembro de 1908 na Romênia, seus pais eram alemães, mas na época por ocasião das guerras migraram para Romênia.

Por volta de 1925 Immanuel Scharf resolveu acompanhar seus tios para o Brasil, chegando à cidade de Santos, dirigiram para São Paulo e foram morar na Vila Prudente, onde se casou com uma alemã.


Após o casamento foram morar no município de Bauru, onde permaneceram por pouco tempo, tomando rumo para Presidente Venceslau.

Chegando em Presidente Venceslau, a cidade estava dando seus primeiros passos, a Estação Ferroviária estava chegando, algumas poucas ruas existiam.
Foi nesta época que Immanuel Scharf, juntamente com sua família começou a construir uma história linda de vida em Presidente Venceslau.

Immanuel Scharf residiu por vários anos, na Colônia alemã Aymoré, município de Presidente Venceslau. De seu casamento nasceram cinco filhas, sempre foi um homem guerreiro, trabalhando intensamente conseguiu adquirir um sítio e uma casa própria na cidade, Depois se tornou agricultor e pecuarista.

Com o passar dos anos se tornou Pastor da Igreja de Deus no Brasil, localizada na época na Vila Jardim, Atual bairro Ernane Murad, os cultos no início eram dirigidos em idioma alemão.
Immanuel Scharf, um homem temente a Deus, honesto e trabalhador, ajudou muitas famílias e pessoas conhecerem o caminho do bem.

Desenvolveu um trabalho social gigantesco através de sua função pastoral, inclusive o Pastor Immanuel Scharf foi convidado várias vezes para ministrar palestras em Curitiba-PR, também em várias cidades do estado de Santa Catarina e na capital São Paulo em reuniões e convenções de sua igreja.

Com sua maneira carinhosa e carismática de tratar as pessoas, sempre “brincando” e alegre conquistou muita gente, sendo que até hoje seu nome é lembrado por vários cidadãos venceslauenses que na época eram crianças.

Pela dificuldade que as pessoas tinham em pronunciar seu nome em alemão, todos lhe chamavam de Pastor Mané Chaves.

Pastor Immanuel Scharf faleceu no dia 16 de Junho de 1992, aos 84 anos de idade deixando muitas saudades.