terça-feira, 18 de outubro de 2016

Câmara aprova Projeto de Lei do Vereador Eliseu Bayer que inclui outubro rosa no Calendário Oficial do município de Presidente Venceslau

Na sessão dessa segunda-feira, dia 17 de outubro, o presidente Câmara e vereador, Eliseu Bayer Nogueira, apresentou o Projeto de Lei n° 069/2016, que foi aprovado por unanimidade, que institui o mês “Outubro Rosa” no calendário oficial de eventos de Presidente Venceslau.
A Lei deixa instituído no calendário de eventos do Município de Presidente Venceslau, o Mês Municipal do Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, e desenvolver ações diversas de prevenção da saúde da mulher, a ser comemorado anualmente, no mês de outubro.
Atualmente, os dias de outubro nascem cor de rosa em várias cidades brasileiras, que dedicam o mês à campanha "Outubro Rosa", dedicada ao diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento popular envolve sociedade civil, terceiro setor, iniciativa privada e os governos em todos os âmbitos. A legislação de grande parte das cidades brasileiras inclui o movimento no calendário de eventos oficiais e propõe ações como à iluminação especial (cor de rosa) de pontos estratégicos, como prédios públicos e praças; além de ações educativas, preventivas e de conscientização, como caminhadas e exames médicos.

Assim Eliseu destacou a importância de seu PL, já que tratar-se de matéria de relevante interesse social. “O câncer de mama é uma doença muito comum entre as mulheres e se for diagnosticado em estágio inicial, pode ter cura, então é muito importante dar destaque a esse mês e a essa campanha”, finalizou Bayer.